terça-feira, 14 de junho de 2011

Ruas que nos conduziriam ao futuro...

(Faça clique na imagem para ampliá-la)
Precisamos de um simples primeiro passo para iniciarmos a caminhada.

Alguns procedimentos são fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade.

Procedimentos como a infra-estruturação e a manutenção urbana dos bairros constituintes dessa cidade. Procedimentos esses que visam a melhoria de qualidade de vida dos seus habitantes e consequente crescimento da metrópole. Um crescimento que se deseja um processo constante & continuo.

O sucesso da caminhada que um país tem pela frente depende do sucesso em vários sectores específicos & distintos; Mas com relação ao nosso país em particular, destaco aqui a importância da nomenclatura das ruas & numeração das edificações nelas existentes.

Quer nos serviços de entrega de correspondência, localização de moradas para variados fins (por exemplo: bombeiros e ambulâncias), é indispensável haver "designações toponímicas de referência estruturada, de acordo com uma lógica de fácil entendimento, tanto quanto possível uniforme e estável no tempo".

Além da já costumeira ausência de designações das ruas e números de porta, são problemas igualmente graves a variação ou indefinição dos limites das localidades, a existência de designações temporárias, mudança de designações de vias, a inexistência de placas identificadoras, etc.

Lembro aqui que por forma a garantir os serviços básicos da população, é imprescindível que, inicialmente, cada habitante possa ser localizado pelos responsáveis por esses serviços. Um cadastro da cidade, sob formato de mapa (que localize as habitações e seus proprietários) é o que constitui a base do trabalho de cadastro urbano.

Temos muito trabalho pela frente. Mas também temos tempo suficiente. Então, Carpe diem, meus companheiros!