segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Uma nação que se pretenda digna desse nome...

*Ponta da Vermelharia-São Nicolau*

Esse desenvolvimento desigual do país é no mínimo estranho.

Mas o mais estranho é a distância que separa algumas ilhas do país. Falo aqui não da distância geográfica, mas da subjectiva distância dos investimentos de planeamento urbano nas diferentes ilhas. Algumas ilhas têm plano de desenvolvimento urbano, plano de desenvolvimento municipal, plano de desenvolvimento turístico, e mais outros tantos planos; Enquanto que outras não têm nenhum dos acima mencionados, como se do Cabo Verde da época dos descobrimentos se tratasse; de tão intocadas.

Não é possivel desenvolver efectivamente sem um trabalho de base intenso, sério & consequente. Nas décadas anteriores deveria ter sido elaborado um Plano de crescimento, a longo prazo, que previsse e disciplinasse o crescimento do país, segundo directrizes que levassem em conta as necessidades, o potencial, e os recursos naturais de Cabo Verde. Mas esse Plano teria de ser de tal forma sério & credível, que se desdobrasse em sub-planos, para cada ilha do arquipélago, conforme suas peculiaridades.

Só assim eu acreditaria que existe planeamento urbano neste país, pois o planeamento é um trabalho de base para o desenvolvimento de qualquer nação que se pretenda digna desse nome. Porque simplesmente não acredito que desenvolver Praia é desenvolver São Nicolau e o país como um todo. E nem tenho intenções de vir a acreditar.

_______________________________________________________________________